Em mais uma postagem de "Ouvindo os Mestres", chegou a vez de Mestre Curió.
Esse é um trecho do documentario realizado por Rosi da Silva Soares que inclui além do Mestre Curió, outros grandes Mestres como João Grande, João Pequeno, Bigodinho, Cobra Mansa, Lua Rasta, Boca Rica, entre outros.

Os conhecimentos adquiridos com a capoeira ao longo da sua vida, são difundidos em vários países, dentre eles: México, Suíça, Argentina, Iraque, Alemanha, Bélgica, Equador, Japão e Estados Unidos. em Salvador, desenvolveu trabalho especial com crianças da Colina do Mar, no subúrbio entre Couros e Paripe, este trabalho foi destacado como uma referência educacional voltados para crianças da referida comunidade, ondese obteve excelentes resultados de inserção social, observados tanto pelo público, seus familiares, como pelas instituições governamentais e não governamentais a partir de apresentações realizadas em diversos espaços da cidade de Salvador, como: hospitais, universidades, escolas, praças, eventos culturais, congressos, entre outros.
"A capoeira foi criada como dança, como movimento de defesa. Nunca encarei a capoeira como atividade marginal, mas como uma forma de arte. O capoeirista é o artista do nosso povo, do povo negro. E o artista negro ainda sofre uma opressão silenciosa em Salvador. Enfrentei muitas dificuldades desde criança, mas nem por isso me marginalizei. Hoje ajudo a tirar crianças da marginalidade. Quando você pega uma criança, e mostra a ela o valor da cultura negra, ensina uma ocupação, uma arte, o resultado é uma satisfação. Não existe maior recompensa do que quando você tem uma criança infratora, por exemplo, e ajuda a tirá-la do mundo das drogas."
Algumas frases do mestre:
"Capoeira é arte, dança, malícia, filosofia, malandragem, teatro, música, coreografia e não violência. Só passa a ser perigosa na hora da dor…"
"Para mostrar que é bom o capoeirista não precisa bater"
"Capoeirista é calmo. Divagar para o angoleiro ainda é pressa. Eu só tive pressa para nascer pois sou de sete meses."
"Eu tenho mais de 56 anos de capoeira e ainda não sei nada; meu pai tinha 102 anos e ainda falava que não sabia. Tem "doutores" que tem 5 anos de capoeira e falam que já conhecem "as duas"."