segunda-feira, 4 de maio de 2009

Navio Negreiro

Salve capoeiras,

Vou postar aqui um vídeo colocado no YouTube por snajarj com o título "Navio Negreiro" Mestre Tony Vargas.
O vídeo foi feito com imagens do filme "Amistad" de Steven Spielberg e música "Navio Negreiro" de Mestre Tony Vargas.




O filme "Amistdad" é baseado em fatos verídicos.

O La Amistad (A amizade em castelhano) foi um navio mercante espanhol utilizado no tráfico de escravos.
Em 1839, Sengbe Pieh e outros cinquenta e dois africanos tomaram o controle do navio enquanto estavam acorrentados, matando toda a tripulação mas poupando os navegadores Ruiz e Montez para que eles pudessem pilotar o navio.
Captura e julgamento
Antes da rebelião, o La Amistad iria para Camagüey, em Cuba. Após o levante, os navegadores conseguiram enganar os escravos, que acreditavam que voltariam para Serra Leoa, na África. O navio foi apreendido em 26 de agosto de 1839, em águas territoriais dos Estados Unidos da América pelo navio Washington, enquanto a tripulação buscava mantimentos.
Depois da captura houve um longo julgamento sobre o destino dos africanos, acusados de assassinato (considerado fora da jurisdição americana), e dos navegadores, que utilizaram documentos de nascença forjados (uma prática comum) e violaram leis internacionais entre a Inglaterra e a Espanha, que proibia a captura de novos escravos (apenas filhos de escravos já nasciam sem liberdade, e portanto eram os únicos que poderiam ser comercializados).
A Corte estado-unidense concordou que a captura dos africanos fora ilegal, e falou que eles poderiam permanecer nos Estados Unidos ou voltar para a África. O presidente Martin Van Buren lançou um recurso de apelação, mas a Corte continuou defendendo a sua decisão. Entretanto, devido à importância do caso decidiu que a Suprema Corte deveria ter a palavra final. A Suprema Corte confirmou a decisão de libertar o grupo. (Wikipedia)

Navio Negreiro
Mestre Toni Vargas
Composição: Mestre Toni Vargas

Navio negreiro
Tumba flutuante
Terra mãe distante
Dor e desespero

coro: navio negreiro

Segue a nau errante
Singrando saudades
África distante
Ouça meus cantares

coro: navio negreiro

Mãe que perde o filho
Rei perde rainha
Povo perde o brio
Enquanto definha

coro: navio negreiro

Axé...

Um comentário:

Dane disse...

Nossa, arrepia esse vídeo!