sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ouvindo os Mestres

Salve capoeiras!

Vou iniciar aqui uma postagem que pretendo colocar de tempos em tempos. Essa postagem consiste em colocar trechos de conversas, entrevistas e afins falados pelos próprios mestres de capoeira.

O primeiro mestre a aparecer aqui é o Mestre Camisa
José Tadeu Carneiro Cardoso (Jacobina, Bahia, 1956) mais conhecido como Mestre Camisa é um mestre e professor de capoeira brasileiro.
Ele e seu irmão Camisa Roxa são os fundadores do grupo ABADÁ-Capoeira, presente em vários países do mundo.
Começou o aprendizado da capoeira com o irmão mais velho, Camisa Roxa, aluno de mestre Bimba. Em 1964 a família mudou-se para Salvador. Integrou a academia de mestre Bimba onde logo se formou em 1969.
Participou como capoeirista de numerosos shows folclóricos organizados por seu irmão Camisa Roxa. Em 1972, aos 16 anos portanto, abandonou os estudos para profissionalizar-se como capoeirista no Rio de Janeiro.
Passou a ensinar no grupo Senzala. Paralelamente, a relação com o irmão Camisa Roxa propiciava-lhe conhecer o exterior, viajando para participar de espetáculos, principalmente na Europa. Aproveitava para dar aulas de capoeira; desse jeito, os integrantes dos shows criaram destacamentos do grupo Senzala, principalmente na Alemanha e na França.
Por volta de 1988, Mestre Camisa, já com nome, separou-se do grupo Senzala para fundar a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte - Capoeira, conhecida sobre o acrónimo ABADA.
(Fonte: Wikipedia)

Com a palavra, Mestre Camisa:


"Fundamental é a riqueza, a diversidade da capoeira, nós temos que conviver com isso. A capoeira é uma arte completa, com vários caminhos. É uma arte com várias artes embutidas, então, todas têm a mesma importância. Cada um dá ênfase ao que mais lhe interessa ou ao que mais conhece. A riqueza da capoeira está aí, ela não tem que ser igual, não tem estilo nem forma melhor do que a outra, todas são importantes."
- Mestre Camisa

Respeito em primeiro lugar.
Axé!

Nenhum comentário: